A última alegoria do desfile da Beija-Flor no Carnaval 2012, que teria como principal destaque Joãosinho Trinta, fará uma alusão a uma das mais famosas criações do carnavalesco: o carro Cristo Mendigo. A alegoria abriu o desfile "Ratos e urubus rasguem a minha fantasia", no Carnaval de 1989, quando a azul e branco foi vice-campeã.
Joãosinho morreu no dia 17 de dezembro e será um dos homenageados da escola de Nilópolis, no enredo "São Luís - O Poema Encantado do Maranhão", que terá como tema os 400 anos de fundação da cidade natal do artista.
O desfile de 1989 é lembrado como um dos mais marcantes da história da Passarela do Samba carioca. Na época, o carnavalesco entrou em conflito com a Igreja Católica e teve sua criação censurada. Por conta disto, o carro, que trazia a imagem de Jesus Cristo "vestido" como mendigo, entrou na avenida coberto com um saco plástico preto e uma faixa com a frase "mesmo proibido, olhai por nós".
A convite de Laíla, diretor de carnaval da Beija-Flor, o professor e diretor de teatro Amir Haddad, que em 1989 foi responsável pela comissão de frente, também participará da homenagem ao artista. Joãosinho Trinta chegou na Beija-Flor no ano de 1976 e conquistou 5 títulos pela escola.
0 comentários:
Postar um comentário