Páginas

Coluna Rádio Escuta - 07.01.2012

sábado, 7 de janeiro de 2012

Fernando Sousa na Rádio Difusora AM

Garcia Jr  e Fernando Sousa

Considerado um ícone da radiofonia maranhense, Fernando Sousa está de volta à rádio Difusora AM na equipe de esportes seleção maranhense do rádio, sob o comando do radialista Garcia Jr. O mesmo que foi fundador desta emissora se recorda os grandes momentos que viveu o rádio maranhense que na época tinha vários profissionais considerados de alto gabarito que durante décadas mantiveram a rádio da família Bacelar em primeiro lugar no ibope. Fernando que até hoje é um comentarista esportivo muito respeitado e que está muito feliz por fazer parte desta equipe colaborando com suas opiniões sobre o esporte maranhense e internacional.

Queimação de palhinha: tradição do Dia dos Reis 


A Queimação de Palhinhas dos Presépios Natalinos encerrou, na sexta-feira (6), à noite, o ciclo de programação do Projeto Natal do Maranhão, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secma). A cerimônia cristão-natalina, tradicional em São Luís, aconteceu no Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), na Rua do Sol, e contou com a participação de convidados e moradores do Centro da cidade. 

Centro histórico de São Luís em ruínas 


O título de patrimônio cultural da humanidade que a ilha de São Luís recebeu, está ameaçada de perder. Tudo por conta do abandono que os casarões se encontram. Além da burocracia para se recuperar um prédio, os seus proprietários enfrentam uma série de problemas financeiros. O IPHAN, que poderia colaborar o que se vê pela mídia, é muito conversa e pouca ação. O que o mesmo serve, é para atrapalhar projetos de revitalização dos casarios que foram o motivo de São Luís ser escolhida em 1997 pela UNESCO, patrimônio cultural da humanidade. É triste de se ver ruas inteiras com prédios caindo, e até mesmo seus moradores que já abandonaram com medo de ser atingidos pelo desabamento de um desses prédios. 


Centro histórico de São Luís em ruínas II 


Com a aproximação do inverno, que as previsões que vão proporcionar fortes temporais, os prédios de São Luís com certeza irão sofrer e alguns até mesmo desabarem por conta das fortes chuvas que virão, e do estado de fragilidade do qual eles se encontram. Uma viagem ao centro histórico, quem se arrisca precisa ter muito cuidado, pois é ameaçador a queda de um desses prédios por cima de alguém. Visite e fotografe antes que este pedaço da nossa história tende-se a desaparecer, e não demora. Pedimos que IPHAN, faça uma campanha de incentivo para que os atuais proprietários, possam recuperar este acervo arquitetônico, e não dificultarem através da burocracia que atualmente ela proporciona aos bem intencionados.

*A coluna Rádio Escuta é publicada diariamente no Jornal A Tarde, sob autoria de Raimundo Filho.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Raimundo Filho | Administrado por Rosidete Mendonça ©2012