Páginas

Cresce o número de denúncias sobre violência contra mulher

sexta-feira, 8 de março de 2013

 Responsável por atender uma grande demanda de denúncias que envolvem violações de direitos cometidos contra mulheres no âmbito doméstico, o Disque Denúncia Maranhão acolhe, orienta vítimas e encaminha as informações para os serviços de atendimento da Rede de Enfrentamento à Violência. De acordo com dados divulgados pelo Núcleo de Violência Doméstica (NVD), somente em 2012 foi observado um acréscimo de 111% no total desse tipo de reclamação, entretanto não é possível indicar se houve um aumento da violência no Maranhão, mas sim, afirmar que a violência não é um ato invisível.
A realidade apresentada nos números não diminui as discussões na importância dos movimentos de defesa dos direitos humanos, que nesse caso se aplica aos órgãos componentes da Rede Amiga da Mulher de São Luís, que auxiliam na intervenção e apuração destes casos. Funcionando no Maranhão há quatro anos, o Disque Denúncia já recebeu 1.206 denúncias sobre essa temática, além disso, foi possível ordenar os tipos de violências, que ocorrem de forma física, sexual, moral, psicológica e patrimonial.
O perfil do agressor é apontado por um instrumental utilizado pela Disque Denúncia, trata-se do “DD Mulher”. No ato da denúncia, 789 pessoas aceitaram responder o questionário, o que possibilitou ampliar a qualidade da informação. Foi observado que o marido é autor da violência em 73% das denúncias; as agressões acontecem na maioria das vezes pelo menos duas vezes por semana, e há mais de um ano; apontam ainda, que as agressões ocorrem no turno da noite, em 61,13% das denúncias o casal têm filhos, os quais, direta e indiretamente também sofrem maus-tratos. Nas agressões são utilizados objetos como pedaços de madeira, arma branca e de fogo, e está em 63,20% associada ao consumo de álcool e outras drogas.
Ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher serão realizadas durante todo o mês de Março e a oportunidade reafirma a importância na garantia dos direitos básicos reservados a qualquer pessoa, principlamente a mulher em situação de violência.
Denúncias podem ser feitas ao Disque Denúncia [3223 5800 – capital e 0300 313 5800 – interior], o serviço funciona 24 horas e não há necessidade de se identificar.
Bairros mais representados nas denúncias:
- Cidade Operária;
- Anjo da Guarda;
- Cidade Olímpica;
- Centro;
- Turu;




0 comentários:

Postar um comentário

 
Raimundo Filho | Administrado por Rosidete Mendonça ©2012