Bailes de carnaval movimentam final de semana em São Luís
Hoje (20) será aberta oficialmente a temporada carnavalesca em São Luís. Durante três dias de folia, o Circo Cultural Nelson Brito será palco dos tradicionais: da Corte, dos Artistas e do Êre. Este ano, a decoração será inspirada nas comemorações do quarto centenário de São Luís e tem como tema: “Carnaval de São Luís – 400 vezes mais feliz”.
E, é o Baile da Corte que inicia a temporada com a eleição do Rei Momo, da Rainha e das Princesas do carnaval2012. A programação começa a partir das 21h com Bloco Tradicional “Os Indomáveis”recepcionando os convidados. Logo em seguida, sobe ao palco a Banda Arroz de Cuxá.
Majestades da folia - Às 23 horas, acontece oconcurso para elegerá a Corte Momesca, onde novecandidatas a Rainha e quatro aspirantes a Rei Momo deverão impressionar a comissão julgadora com samba no pé, simpatia e beleza.Após a eleição da Corte, quem assume o comando da festa é a Bateria da Favela do Samba. (Foto 1: Corte Momesca)
Bailes de carnaval movimentam final de semana em São Luís II
Já no sábado (21) acontece a 7ª edição o Baile dos Artistas que promete esquentar o Circo. Com indumentárias, mascaras e alegorias, representantes de vários segmentos artísticos e culturais de São Luis mostrarão toda sua alegria e irreverência.
Durante a festa serão eleitos a Rainha e o Príncipe Consorte, além das melhores fantasias da noite. O ponto de concentração do baile será, a partir das 20 horas, na Praça Valdelino Cécio (Praia Grande), de onde sairá o cortejo dos artistas animado pela Turma do Vandico.
Chegando ao Circo, os artistas serão recepcionados pelo Bloco Afro Abibimã. Seguindo com programação, o Bloco Tradicional “Os Vampiros” traz o melhor do carnaval ao som das marcações e dos contratempos.
A noite promete ficar ainda animada com os shows da Banda Mákina du Tempo, da Bateria da Turma do Quinto, Simone Mouzzy e banda e para encerrar com chave de ouro, a banda Made in Brasil.
E, no domingo (22), a partir das 17 horas, a festa será da criançada, com o tradicional vesperal infantil, o Baile do Erê, quando também serão escolhidos o Rei Momo e a Rainha Mirim do Carnaval de São Luis. As atrações ficam por conta de tribos de índios, grupo Gamar e Marabloco.
Carnaval do Maranhão dos 400 Anos esquenta no fim de semana
Esquenta o clima momesco na capital maranhense, neste fim de semana, com a programação do carnaval do Maranhão dos 400 Anos, patrocinado pelo Governo do Estado e realizado pela Secretaria de Estado de Cultura. A folia acontece, na sexta (20) e sábado (21), no Centro Histórico, e no domingo (22), no circuito Madre Deus.
Com participação de 12 agremiações carnavalescas entre blocos tradicionais, alternativos, organizados e afros, escolas de samba e bandas a programação inicia, nesta sexta-feira (20), com o primeiro desfile de cortejos de brincadeiras carnavalescas partindo da Praça Deodoro, às 18 horas, com destino ao Centro Histórico da Praia Grande, descendo pela principal via do comércio de São Luís, a Rua Grande. A concentração das brincadeiras, na Praça Deodoro, acontece a partir das 17 horas.
Também, na sexta (20) e no sábado (21), a partir das 18 horas, nas Praças da Faustina, Nauro Machado e da Casa do Maranhão e no Canto da Cultura, na Praia Grande, shows musicais e apresentações de brincadeiras.
Func solicita projeto de carnaval das agremiações para repasse do apoio financeiro
A Fundação Municipal de Cultura (Func) solicita que as agremiações carnavalescas que participam dos desfiles oficiais, na Passarela do Samba, apresentem o projeto desenvolvido para o Carnaval 2012 com informações sobre tema, letra de samba, enredo, roteiro de desfile e termo de contrapartida; além da documentação da entidade - estatuto, certidões negativas, conta bancária, cadastro na CPL do município -, conforme acordado em reunião realizada no dia dez de janeiro.
O pagamento dos apoios financeiros, concedidos aos grupos carnavalescos de São Luís pela Prefeitura, será repassado por meio do Fundo Municipal de Cultura, por isso a obrigatoriedade da apresentação do projeto.
O apoio será concedido a todas as 104 agremiações com o objetivo de contribuir para a produção dos espetáculos levados à Passarela e não está condicionado a nenhuma apresentação. A única observação foi que os enredos estivessem relacionados ao quarto centenário da cidade
O pagamento será efetuado diretamente na conta bancária da entidade contemplada, garantindo, assim, a lisura do apoio e facilidade na prestação de contas.
*A coluna Rádio Escuta é publicada diariamente no Jornal A Tarde, sob autoria de Raimundo Filho.
0 comentários:
Postar um comentário