Páginas

Câmara Municipal entrega título de cidadão de São Luís a ex-craque do MAC e Sampaio Corrêa

quarta-feira, 2 de maio de 2012

A Câmara Municipal de São Luís entregou, na manhã de ontem (02), um título de cidadão ludovicense ao ex-jogador do Maranhão Atlético Clube (MAC) e Sampaio Corrêa, Edison Moraes Rego Oliveira. Proposta pelo vereador do PSL e presidente da Casa, Antonio Isaías Pereirinha, a sessão solene de outorga da comenda contou com a presença de vereadores, amigos e familiares do homenageado. 
Nascido na cidade de Pedreiras, no interior do Maranhão, Edison Moraes Rego Oliveira mudou-se para a capital São Luís aos 12 anos de idade. Seu destino como futebolista começou a ser traçado quando ingressou como interno no Colégio Maristas. Era no campo dessa escola que o MAC treinava. Edison Moraes Rego foi descoberto nesse local pelo ídolo do time, naquela época, o craque Roberto “Carne Seca”. No dia primeiro de maio de 1956, estreou na principal equipe do MAC em um jogo contra o Vitória do Mar, no Nhozinho Santos. Também foi nesse período que ganhou dois de seus apelidos: “Anjo” e “Mascote”. Edison permaneceu no MAC até 1960. Em 1961, passou a compor a equipe do Sampaio Corrêa, seu time do coração. Mas, em 1962, uma entorse no joelho pôs fim à brilhante carreira do jogador da ‘Bolívia Querida’. Nesse mesmo ano, foi aprovado em um concurso para o extinto Banco do Estado do Maranhão (BEM), onde permaneceu até a sua aposentadoria.
“No Brasil, música e futebol sempre caminharam lado a lado. O nosso homenageado Edison Moraes Rego Oliveira, também conhecido como ‘Bin’, ‘Anjo’, ‘Doutor’, ‘Mascote’ e ‘Formiga’, foi um dos maiores craques que já passaram pelas praças esportivas do Maranhão”, elogiou Pereirinha, em seu discurso. “Com apenas 1,57cm de altura, infernizou a vida dos zagueiros que o enfrentaram durante a sua curta, mas proveitosa carreira de jogador de futebol. A história registra os seus feitos e a Câmara Municipal de São Luís, nesta manhã, reconhece seu talento, redendo-lhe essa justa homenagem”, declarou o presidente da Câmara.
Após a outorga do título de cidadania, coube a Bernardo Alves da Silva, amigo e bancário aposentado do BEM, em nome de Edison Moraes Rego, agradecer à Câmara pela homenagem: “Apesar da curta carreira, Edison tem muito do que se orgulhar nas lembranças que o futebol lhe proporcionou, como o privilégio de ter atuado, em partidas amistosas, contra as maiores expressões do futebol brasileiro: Pelé, Garrincha, Didi, Dida e outros. Deixamos registrado aqui o nosso muito obrigado a esta Casa, por esse justo reconhecimento ao Edison”.  

                                                            Edson e familiares

1 comentários:

Eduardo Moraes Rego disse...

Muito bacana, a homenagem que fizeram ao meu pai...foi muito bonito!

Postar um comentário

 
Raimundo Filho | Administrado por Rosidete Mendonça ©2012