O prefeito de São Luís, João Castelo, decretou, a partir desta segunda-feira-feira (12), luto oficial de três dias por conta do falecimento da pesquisadora e técnica de cultura Maria Michol Pinho Carvalho. Ela faleceu na madrugada desta segunda-feira (12) devido a uma parada cardíaca, em Fortaleza (CE), onde fazia tratamentos de saúde.
Maria Michol era assistente social, com mestrado em Comunicação. Apaixonada pela cultura maranhense, atuou ativamente na área como pesquisadora, sendo, por várias gestões, presidente da Comissão Maranhense de Folclore. Trabalhou também como superintendente de Cultura Popular, na Secretaria de Estado da Cultura.
Em 2009, assumiu a coordenação geral da pesquisa que inventariou os blocos tradicionais de São Luis, uma das primeiras grandes ações da atual gestão municipal. A pesquisa foi reconhecida pelo Ministério da Cultura, que já abriu o processo de registro da manifestação.
“Sem dúvida, a morte de Michol Carvalho é uma grande perda para todos os maranhenses, em especial os militantes da área cultural”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Euclides Moreira Neto.
O velório acontecerá durante toda a manhã desta terça-feira (13), na Igreja São Benedito, localizada na Rua do Egito, Centro, ao lado do Colégio Santa Teresa. E o enterro está marcado para a tarde, no Cemitério do Gavião, em frente à Praça da Saudade, bairro Madre Deus.
.png)
0 comentários:
Postar um comentário