Páginas

Magistrados do Maranhão participam de Encontro Nacional do Judiciário

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Os desembargadores Antonio Guerreiro Júnior (presidente do Tribunal de Justiça), Cleones Cunha (corregedor-geral da Justiça), José Bernardo Silva Rodrigues e Fróz Sobrinho (ambos pelo TRE) representam a Justiça do Maranhão no 6º Encontro Nacional do Judiciário, aberto na noite da última segunda-feira (5), em Aracaju (SE), pelo presidente do STF e do CNJ, ministro Carlos Ayres Britto. O evento reúne dirigentes de 91 tribunais federais e estaduais, e tem patrocínio do Conselho Nacional de Justiça. 
A nova imagem do Judiciário nacional – que exige juízes vocacionais, íntegros e atualizados, e comunicação dos seus gestores mais próxima da sociedade – foi um dos temas centrais do pronunciamento de Ayres Britto. Com citações frequentes à Constituição de 1988, o ministro recorreu ao CNJ para exemplificar a imagem do que chama novo tempo no Judiciário. 
“O CNJ está longe de ser um problema; é solução. O Conselho surgiu para planejar gestões focadas em resultados”, disse, lembrando que o órgão está sempre apto a dialogar com os juízes que se identificam com práticas salutares de gestão. “A sociedade tem todas as razões para cobrar mais dos magistrados, e cada vez menos razões para perdoar aqueles que se desviam da boa conduta”, também enfatizou. 
O 6º Encontro Nacional do Judiciário começou com mais de uma hora de atraso em razão de homenagens a Ayres Britto, entre elas a de doutor honoris causa pela Universidade Tiradentes, onde já foi professor de Direito Constitucional. O presidente do Supremo é sergipano de Propiá. Pela primeira vez uma capital do Nordeste sedia o encontro. 
As origens e qualidades do ministro como jurista e literato foram evidenciadas ainda pelo presidente do TJSE, desembargador Osório Ramos Filho, e pelo corregedor Nacional de Justiça, Francisco Falcão. 
Nesta terça-feira (6), o encontro terá pauta pela manhã e tarde em planejamento estratégico, gestão e anúncio de metas para a justiça nacional em 2014. 
Bernardo Rodrigues está em Aracaju na condição de corregedor do TRE, e Fróz Sobrinho representa a presidente da Corte eleitoral, desembargadora Anildes Chaves Cruz. 
Assessoram os desembargadores do Maranhão no encontro os juízes Paulo de Assis Ribeiro, coordenador do Planejamento Estratégico,  Marcela Santana Lobo (NPE/TJMA), Teresa Cristina Mendes (auxiliar da capital e à disposição da Corregedoria), o diretor-geral do TRE-MA, Gustavo Adriano Campos, e a assessora de gestão estratégica daquela Corte de Justiça, Karla Abdala.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Raimundo Filho | Administrado por Rosidete Mendonça ©2012