Após uma breve temporada em São Paulo, a Mostra Pedra da Memória chega a São Luís com exposição fotográfica, exibição de DVD e documentário, e roda de conversa, nestas sexta-feira (16) e sábado (17). O evento acontece na Casa de Nhozinho - Rua Portugal, 185, Centro - com entrada franca para o público apreciar a cultura tradicional maranhense e africana. No primeiro dia do evento, sexta-feira (16), a partir das 19h30 será aberta a exposição fotográfica e exibição do DVD, no sábado (17), a partir das 16h exibição do documentário "Pedra da Memória" e a Roda de Conversas com os participantes do projeto.
O Projeto "Pedra da Memória" tem a iniciativa e autoria da artista e pesquisadora de cultura popular Renata Amaral, com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) e do Programa de Ação Cultural 2011e, patrocínio do Ministério da Cultura e da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf).
O projeto propõe um diálogo entre os gêneros culturais tradicionais cultivados no Brasil e no Benin (localizado na África do Sul). "Pedra da Memória" é fruto do material registrado durante cinco semanas em Benin e seis semanas na Casa Fanti Ashanti no Maranhão, associado ao acervo pessoal de Renata Amaral em 15 anos de pesquisas em diversos estados brasileiros.
A Mostra Pedra da Memória leva para a Casa de Nhozinho uma exposição fotográfica com imagens registradas nos dois países, lançamento do DVD "Pedra da Memória", exibição do documentário "Pedra da Memória" e para completar a programação, uma roda de conversa com o Vodunnon Avimadjenon Ahouandjinou (Ouidah, Benin), o Babalorixá Euclides Talabyan, o doutor em antropologia Brice Sogbossi, e a pesquisadora Renata Amaral.
0 comentários:
Postar um comentário