O encontro partiu de uma demanda da Associação dos Pais, Familiares e Amigos de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Grupo Ilha Azul), que desenvolve em São Luís o trabalho de conscientização e apoio às famílias cujos filhos são portadores de autismo e síndromes correlatas, como a de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento.
De acordo com a secretária da Criança e Assistência Social, Deborah Baesse, “o objetivo desta primeira reunião é buscar o entendimento e traçar ações articuladas que envolvam a assistência social, educação e saúde e que contemplem uma maior conscientização da sociedade civil sobre o autismo, melhorando a qualidade de vida dos portadores da síndrome e das suas famílias”.
Para a coordenadora geral da UnA-SUS/UFMA, Ana Emília de Oliveira, “o momento é de buscarmos a elaboração de ações transversais e de parcerias público-privadas para atingirmos um número maior de pessoas e profissionais da saúde”.
Na reunião, a coordenadora se comprometeu a inserir o tema do autismo nos cursos de especialização oferecidos pela UnA-SUS/UFMA aos profissionais do sistema público de saúde que, em sua ampla maioria, não estão preparados para o reconhecimento e atendimento aos portadores da síndrome.
Outros encaminhamentos também foram dados na reunião, como a elaboração de uma cartilha sobre os transtornos do espectro autista e a produção de inserções audiovisuais sobre o tema, para serem divulgados através dos veículos de imprensa.
0 comentários:
Postar um comentário