Páginas

Escola do município estimula práticas para sustentabilidade

sábado, 7 de setembro de 2013

 

 Implantar práticas sustentáveis na escola com a participação dos alunos, professores, funcionários e comunidade. Esse é objetivo do Projeto “Escola Sustentável”, lançado nesta sexta-feira (06), na Unidade de Ensino Básico (UEB) Menino Jesus de Praga, no Planalto Vinhais, durante a realização da IV Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

“Este ano a escola aderiu ao Programa Mobilização Social pela Educação, lançado no último mês pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior, com o objetivo de envolver a comunidade e melhorar a aprendizagem dos alunos”, declarou a diretora Mary Bogea. Ela explicou que a iniciativa de tornar a escola sustentável está dentro das ações do Programa de Mobilização Social e espera a participação efetiva de todos. “Os alunos são os principais atores, eles que vão escolher o projeto a ser realizado durante um ano, de acordo com a nossa necessidade”, destacou.

A conferência contou com a presença de professores; estudantes; funcionários da escola; direção; da representante dos pais e membro do Conselho Escolar, Lucinete Birino; do representante dos alunos, Rangel Richardson Silva e Silva, e outros convidados.

A ideia é que os alunos participem da construção de um futuro sustentável para a escola, envolvendo também a comunidade. A iniciativa é coordenada pela professora da disciplina de Ciência, a ambientalista Karlyane Figueiredo, que trabalha com alunos do 6º ao 9º ano. “Nesse momento estamos fazendo a mobilização dos alunos que vão escolher entre os elementos água, terra, fogo e ar para trabalhar”, ressaltou.

A professora explicou que o primeiro passo será investir na coletiva seletiva, aproveitar os espaços disponíveis ao redor da escolar e reaproveitar o lixo. “As pessoas confundem rejeitos com lixo, os rejeitos representam apenas 2% do que é coletado e devem ir para os aterros. O lixo, ao contrário, pode ser reaproveitado, reciclado, a nossa proposta é tornar isso uma prática diária para os alunos”, revelou.

A Conferência na UEB Menino Jesus de Praga contou com a palestra do diretor do Centro de Pesquisa em Ciência Ambiental do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Ozelito Possidonio de Amarante Júnior, doutor em Ciência da Engenharia Ambiental, que orientou os alunos sobre o que fazer para melhorar o meio ambiente. “A ideia é que trabalhem soluções simples, que consigam ver o que está por trás de mobilizações conjuntas para reciclar”, destacou.

A UEB Menino Jesus de Praga aderiu ao programa desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) que está mobilizando o país para a realização da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), com o lema “Vamos cuidar do Brasil”, que será realizada de 13 a 18 de novembro, em Brasília. A quarta edição tem o desafio de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e Educação Ambiental.

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é voltada para as escolas com pelo menos uma turma do 6° ao 9° ano (5ª a 8ª série) do Ensino Fundamental, cadastradas no Censo Escolar de 2011 – INEP, públicas e privadas, urbanas e rurais, da rede estadual ou municipal, assim como escolas de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamento rural. A adesão ao processo de Conferência é voluntária.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Raimundo Filho | Administrado por Rosidete Mendonça ©2012