
A Prefeitura de São Luís será destaque no VII Seminário Regional do
Observatório da Educação com os projetos “ABC Nefro” e “Ativamente – estimulação
neurocognitiva”. As duas iniciativas tiveram início este ano pela Secretaria de
Educação (Semed). O evento, promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos
Deputados, será realizado no auditório Fernando Falcão, na Assembleia
Legislativa do Estado, com abertura nesta quinta-feira (19), às 14h.
O Seminário tem como meta identificar experiências educacionais de sucesso,
contribuir para a disseminação dessas práticas e fomentar a elaboração de
políticas públicas. Após os eventos regionais, as melhores práticas pedagógicas
de cada região serão apresentadas em Brasília, durante o Seminário Nacional do
Observatório da Educação.“A seleção de dois projetos da Secretaria Municipal de Educação dos cinco selecionados para o Seminário demonstra que o prefeito Edivaldo Holanda Junior está no caminho certo. Os projetos têm por principal característica possibilitar o desenvolvimento integral de nossos alunos, com o objetivo de torná-los cidadãos”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe.
ABC NEFRO
O projeto atende pessoas de 15 a 98 anos que realizam hemodiálise no Hospital Universitário. O ABC Nefro oferece aos pacientes a conclusão do 1º segmento do Ensino Fundamental. A assinatura do convênio e a aula inaugural do projeto aconteceram no mês de abril e, na ocasião, cada aluno recebeu um kit com material escolar e um minidicionário da Língua Portuguesa. Os alunos-pacientes são atendidos durante o horário da hemodiálise de forma individualizada e de acordo com as necessidades de cada um.
ATIVAMENTE
São Luís foi a primeira capital brasileira a englobar a Neurociência na área de Educação. O projeto “Ativamente” objetiva levar a Neurociência para aplicação em sala de aula, através da formação de professores e do diálogo com os pais. No projeto piloto, cerca de 120 crianças das unidades de Educação Básica Recanto dos Pássaros e Maria de Jesus Carvalho têm as habilidades de memória, atenção, psicomotrocidade, linguagem e funções executivas trabalhadas. O Projeto está em desenvolvimento na rede municipal de ensino por meio do Neuro Center e também conta com a participação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, responsável por avaliar a evolução dos alunos.
0 comentários:
Postar um comentário